Sobre Nós

O Observatório

Observatório do Turismo do Estado do Rio de Janeiro é um núcleo de estudos e pesquisas criado no início de 2010 e estruturado através do projeto “Monitorando o Desenvolvimento Econômico Sustentável do Turismo no Estado do Rio de Janeiro”. O Observatório conta com o apoio financeiro da FAPERJ e é coordenado pelos professores, Osiris Marques, Marcello Tomé, João Evangelista Monteiro, todos professores e pesquisadores do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense.

O objetivo principal do Observatório é o monitoramento do turismo no Estado do Rio de Janeiro através da produção e divulgação regular de informações e indicadores estatísticos do turismo, além da avaliação dos impactos econômicos dos grandes eventos sobre a cadeia produtiva do turismo.

As pesquisas, estatísticas, indicadores e estudos produzidos pelo Observatório são importantes na orientação das políticas e planejamento do turismo nos municípios do Rio de Janeiro, no intuito de maximizar os benefícios econômicos e sociais da atividade turística e de minimizar os seus impactos negativos.

Todas as informações e pesquisas produzidas pelo Observatório são dirigidas aos profissionais, acadêmicos, agentes públicos e privados, que buscam um melhor entendimento da relevância econômica da atividade turística no Estado do Rio de Janeiro.

Categorias

Jornal do Rio (TV Bandeirantes) - Procura por hospedagem no Rio está em alta(entrevista com o Prof. Osiris Marques)

29.03.2015 - Jornal do Rio (TV Bandeirantes) - Procura por hospedagem no Rio está em alta(entrevista[...]

Portal Eventos - Normalização do setor de eventos: o que a produtividade e a competitividade têm a ver com isso? (artigo do Prof. Osiris Marques)

25.03.2015 - Portal Eventos - Normalização do setor de eventos: o que a produtividade e a competitiv[...]

O Fluminense - Ponto de vista: Niterói, a Copa e o Turismo (artigo de opinião do Prof. Osiris Marques)

24/07/2014 - O Fluminense - Ponto de vista: Niterói, a Copa e o Turismo (artigo de opinião do Prof. [...]

O Globo (Niterói) - Turismo durante a Copa gerou quase R$ 87 milhões para NIterói

20/07/2014 -  O Globo (Niterói) - Turismo durante a Copa gerou quase R$ 87 milhões para NIterói [...]

Copyright 2020 - STI - Todos os direitos reservados