Por: Osiris Marques, João Evangelista Dias Monteiro e Valério Rodrigues de Souza Neto. Publicado em junho de 2021.

A Rede Brasileira de Observatórios de Turismo – RBOT reúne observatórios de turismo em todo território nacional com o intuito de fomentar o turismo planejado e gerido com base em dados em nosso país. Conforme Monteiro et al. (2022), a rede se iniciou em 2016, tendo sida oficializada em 2017, no Encontro Paranaense dos Observatórios de Turismo, realizado em Curitiba (Paraná), no dia 11 de maio de 2017, e contou com a presença de 12 (doze) observatórios brasileiros e 3 (três) observatórios internacionais. Até outubro de 2021 a rede contava com 58 observatórios ligados a secretarias municipais, estaduais de turismo, instituições de ensino, empresas mista, entidades de classe, convention bureau, autarquia e associação comercial.

Conforme Perinotto, Marques, Souza-Neto e Pacheco (2022), a RBOT propicia um suporte metodológico a qualquer iniciativa de observatórios que venham a filiar-se à rede. A rede deve ser vista como modelo a ser seguido, que dota observatórios em estágios embrionários com metodologias e conhecimentos para criação de pesquisas robustas, harmonizadas aos demais observatórios.

A Rede Brasileira de Observatórios de Turismo – RBOT “projeto idealizado pelo professor Dr. José Manoel Gonçalves Gândara e que atualmente conta com mais de cinquenta entidades ao redor do Brasil” (Perinotto, Marques, Souza-Neto & Pacheco, 2022).

Para mais informações sobre a rede, sugerimos as seguintes leituras:

Monteiro, J. E. D., Marques, O., Tavares, G., Santos-Silva, L., & de Souza Neto, V. R. (2022). Perfil dos Observatórios de Turismo da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo. Revista Brasileira dos Observatórios de Turismo,  v. 1, n. 1.  21-39 http://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/3962

Perinotto, A. R. C., Marques, O., Souza-Neto, V. & Pacheco, L. (2022). Gestão de destinos turísticos baseada em evidências: proposta de modelo conceitual de observatórios de turismo. Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, 14(3), 573-595. https://sou.ucs.br/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/148

Sugestão para citação desse site: MARQUES, O. R. B.; MONTEIRO, J. E. D.; SOUZA-NETO, V. Rede Brasileira de Observatórios de Turismo. jun. 2021. Disponível em: http://observatoriodoturismo.uff.br/?page_id=777.

Skip to content